quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mhalabié (Mingau Sírio)

Ingredientes:

1 litro de leite integral ou semi-destanatado
1 caixa de creme de leite
2 colheres (sopa) de água de rosas
2 pedras de miski socados
7 colheres (sopa) cheias de maisena


Modo de preparar:

Despeje o litro de leite em uma panela grande e colocar as 7 colheres de maisena. Não pare de misturar. Quando o leite começar a engrossar abaixe o fogo e tempere o mingau com as 2 pedras de miski e as 2 colheres de água de rosas. E por fim quando o mingau estiver quase pronto jogue o creme de leite e misture bem.

Ainda quente coloque o mingau nas tacas e somente quando esfriar coloque-as na geladeira cobertas com papel alumínio para não ressecar.


Sugestões para acompanhar com o mingau:

Caldo de flor de laranjeira:

Em uma panela pequena coloque um copo de açúcar e meio copo de água. ( A quantidade de água e exatamente a metade da quantidade de açúcar). Sempre no fogo baixo misture bem até que o caldo ficar no ponto. Em seguida coloque 3 gotas de água de laranjeira.
Pode enfeitar o mingau com os seguintes acompanhamentos: amêndoas sem pele, nozes, damasco (ou geléia de damasco) ou pistache. Todos esses ingredientes podem ser moídos ou inteiros.


 Dicas e sugestões :

 O miski e uma resina aromática. Para conseguir moe-la, jogue um pouco de açúcar.

 Se quiser deixar o mingau mais ligth não acrescente a caixa de creme de leite. O que vale a pena mesmo é experimentar o mingau com o caldo junto com os típicos acompanhamentos libaneses.

O miski e a água de flor de laranjeira podem ser encontrados em lojas de produtos árabes como o Maxifour e Empório das Arábias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário